segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cisto Pilonidal.

A lesão é causada pela pressão de um agente físico, químico, eléctrico, radioactivo, dentre outros. Definindo como aquele que agride! Quando um certo tecido é exposto a uma lesão, suas células armam-se pra responder a esse estímulo, que dependendo do grau de agressividade pode tornar suas funções irreversíveis.


O cisto pilonidal se desenvolve numa região entre os glúteos, acima do cóccix e sacro. Muito é falado sobre as causas, como do próprio pêlo crescer de fora para dentro, e aí gerar um ninho "cisto" e sofrer todo o desencadeamento de ativação da inflamação. Mas ressaltando um pouco mais antes mesmo da inflamação, um dos fatores que geram essa lesão, é a pressão local pelo simples gesto de posição de assento. Essa patologia é conhecida também como a doença de Jipes, pelo fato dos soldados viajantes durante a segunda guerra mundial, passarem várias horas sentados, e muitas vezes pressionados pelas manobras forçadas dos jipes.


Essa pressão, prejudica o tecido, levando a muitas células epiteliais a entrarem em apoptose e serem renovadas, mas a prática de passar horas e horas sentado na mesma posição, propicia aos tecidos dos glúteos a ficarem em estado de isquemia (falta de perfusão sanguínea) acarretando a uma hipóxia celular. Sem O2 no tecido, é completamente impossível a célula ter o seu funcionamento normal. De inicio ela pode se adaptar, mas se a lesão persistir, o tecido processará onconse e desencadeará uma necrose local, junto com todos os mecanismos de reação da inflamação.


Apresentam edema, vermelhidão, dor, rubor, debilidade no andar prejudicado pela incapacidade de mover a coluna no baixar e no levantar, exclusivamente pela complexidade da regial sacral (Final da coluna). Observando-se tambem pêlos e saídas ou não de líquido purulento.


O tratamento é a base de antibióticos, mas o procedimento ideal é a cirurgia local, para retirada do abcesso purulento, dos pêlos, das paredes do cisto e cauterização da região.
 
 
 
 
 
Retirado Do blog: Biompato
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário